Mapa Conceitual| Conteúdos desafiadores

Todas as vezes que preciso planejar as aulas de atuação profissional do Programa, me sinto desafiada. Como fazer com que uma turma de jovens, que acabaram de entrar no mercado de trabalho, compreenda conceitos tão complexos relacionados à legislação trabalhista, que inclusive passou por uma recente reforma?

Já experimentei alguns formados, uns mais felizes e outros nem tanto, mas sem dúvida o uso de metodologias ativas é imprescindível. Não acredito que aulas conteudistas, no bom e velho power point, faça com que esses estudantes, de fato, se apropriem desses aprendizados. É preciso planejar aulas que contemplem a "transmissão" dos conteúdos, mas também a compreensão desses. Refletir sobre como romper com o "decoreba de informações", e garantir a apropriação dos conteúdos de base teórica e até burocrática.

O curso de metodologias, me faz resgatar essa ferramenta tão simples, agora para uso de um desafio complexo. Escolhi o mapa mental (conceitual), seguindo as etapas:

Aula 01| 1. formação dos subgrupos e divisão dos temas a serem trabalhados; 2. levantamento das experiências e conhecimentos prévios, conhecimentos já obtidos pelos integrantes em suas vivências pessoais; 3. pesquisa em internet e bibliografia para validar e aprofundar os pontos levantados, além de completar informações e ampliar repertório.

Aula 02| 1. organização dos aprendizados e principais pontos no formato de mapa conceitual, em folha de flipchart; 2. exposição dos mapas conceituais para conhecimento dos resultados de cada subgrupo e assim aprofundamento nos diferentes temas que compõem o conteúdo; 3. exposição dialogada, em que a docente e os estudantes reforçam os pontos estruturantes dos conceitos abordados, e sanam as dúvidas pontuais.

Aula 02| exposição dos mapas - turma 34/2018
Por fim, os estudantes se engajaram bastante no desafio, respeitaram seus processos individuais, melhoraram a integração e resultado em equipe, e principalmente, apresentaram compreensão satisfatória sobre o conteúdo, de forma leve e assertiva.